O DL 28/2019, entre outras alterações, veio permitir que os documentos fiscalmente relevantes em formato papel (faturas, documentos de transporte, recibos ou outros documentos de conferência de mercadorias ou de prestação de serviços) possam ser digitalizados e arquivados em formato eletrónico.
Estão, desta forma, criadas as condições para a desmaterialização de documentos, incentivando a adoção de um sistema de faturação eletrónica e de arquivo eletrónico de documentos, permitindo às empresas uma redução dos custos com o cumprimento das obrigações fiscais.
Em conformidade com o DL 28/2019, a solução cloud Arquivo Digital PRIMAVERA permite aos Escritórios de Contabilidade reduzirem custos e aumentarem a produtividade ao eliminarem a necessidade de um arquivo físico de documentos.
INTERFACE
O PAA tem uma interface específica para o Arquivo Digital disponível em Aplicação | Grupo Outras Operações | Arquivo Digital.
Nesta interface, é possível efetuar um conjunto de operações sobre os documentos do arquivo, nomeadamente:
- Aceder ao menu de contexto;
- Consultar documentos;
- Consultar o estado dos documentos;
- Preencher dados dos documentos;
- Eliminar documentos;
- Editar movimentos;
- Exportar arquivo digital.